Brasil de Flato, o blog

sábado, maio 26, 2007

Por que sou pessimista com amizade entre duas pessoas heterossexuais de gêneros opostos

Na crônica HQEH (muito boa por sinal), o escritor Luís Fernando Veríssimo afirmou que homem que tem amiga é viado. Isto foi obviamente brincadeira, mas para mim, o comentário tem um fundo de verdade.
Interpretar ao pé da letra que "homem que tem amiga é viado" é um exagero, afinal, a maioria homens tem algumas amigas e a maioria das mulheres tem alguns amigos. Mas embora existente, a amizade entre pessoas heterossexuais do gênero oposto não é tão simples quanto a amizade entre pessoas do mesmo gênero.
Uma coisa muito comum é haver um grande círculo de amigos que incluem homens e mulheres. Menos simples é haver intimidade maior específica entre um homem e uma mulher que não namoram, não são casados, nem tem laços familiares. Claro que isto é possível. Nós, homens, podemos conviver muito bem com namorada de amigo. E as mulheres podem conviver muito bem com namorado de amiga. Tudo bem que namorada de amigo é homem e namorada de amigo é mulher. Mas ainda tem outro caso que torna mais fácil a amizade entre duas pessoas heterossexuais do gênero oposto: quando ambos têm namoros bem estabelecidos.
Fora isso, há algumas dificuldades. Quando um homem é amigo de uma mulher, e ambos têm interesse em passar para além da simples amizade, é muito provável que isto aconteça um dia. Quando nenhum dos lados tem este interesse, é difícil para um evitar a incerteza em relação ao sentimento do outro. São recorrentes dúvidas como "será que ele (ela) só quer mesmo amizade?" ou "será que ele (ela) acha que eu estou interessado em ir além?". Isto cria um certo acanhamento em tentativas de agendar programas a dois, como cinema, teatro ou restaurante, tão comuns entre namorados, parentes ou amigos do mesmo gênero. Quando apenas um dos lados tem o interesse adicional, pode acontecer dois casos, ambos contribuindo para enfraquecer a amizade. Ou um dos lados tenta avançar e outro precisa se defender, ou o lado interessado se acanha e ocorrem os mesmos problemas citados anteriormente em relação ao caso em que nenhum dos dois lados tem interesse.
Estas dificuldades apontadas não eliminam a possibilidade de amizade entre duas pessoas heterossexuais do gênero oposto, mas torna a relação mais complicada do que aquela entre duas pessoas do mesmo gênero ou entre pessoas de um grande círculo de amigos.

domingo, maio 13, 2007

Globo cedeu à patrulha do politicamente incorreto

A Vênus Platinada transmite religiosamente (olha o trocadilho) nos domingos de manhã a Fórmula 1, fazendo que muitos marmanjos deixem de ir à Igreja. Mas hoje estranhamente o canal interrompeu a transmissão da corrida para mostrar a missa de Sua Santidade em Aparecida. Estranhamente porque na Fórmula 1, a Globo tem direito de exclusividade, mas eventos como uma missa dessas podem muito bem ser transmitidos por outras emissoras. A audiência não justifica a escolha porque duvido que tenha havido intervalo comercial na missa.
A escolha teve outra explicação: se a Vênus Platinada deixasse Sua Santidade de lado e mostrasse Massa em seu carro vermelho, Sua Eminência o cronista católico-conservador-tucano-pavão Gueinaldo Azeviado condenaria os Bonis e os Marinhos ao fogo do inferno. E olha que Sua Eminência tem este poder. Afinal, o único tradutor credenciado do Papa para a Língua Portuguesa é certamente um porta-voz de Deus.
Antes, os inimigos eram os hereges satânicos. Agora, qualquer inimigo da Tradição Judaico-Cristã Ocidental é xingado de "politicamente correto". A Globo ficou com medo dos politicamente incorretos.Os fãs de automobilismo, que depois de muitos anos, achavam que finalmente estavam livres do Alemão, ligaram a TV e viram outro Alemão. Galvão foi trocado por Frei Galvão.

sábado, maio 12, 2007

Fotos do acesso

Com alguns dias de atraso, aqui estão as fotos do jogo Guarani 2 X 1 São José, que determinou o acesso do Bugre para a série A1 do Paulista no ano que vem.
As fotos estão em ordem cronológica invertida

1. Comemoração na Rua Imperatriz Tereza Cristina.
2. Trio elétrico na comemoração.
3. Jogadores saudando a torcida logo depois do jogo. Foto escura, não deu pra ver direito.
4. Pequena torcida do São José. Acredito que lá estavam apenas os joseenses porcos, bambis e gambás. As sardinhas estavam em casa vendo Santos X São Caetano.
5. Tobogã aparentemente lotado. O público total foi de 9500. Estimo que tivessem 8500 pessoas no tobogã. Naquela parte do estádio, cabem 18000 pessoas bem espremidas. Mas como os pequenos espaços vazios não aparecem na foto e ninguém senta muito espremido, metade da capacidade já passa a impressão de lotação. Público menor que o esperado, mas valeu a pena comemorar com este pequeno público fanático.

Agora é rumo à Série B. Estamos no grupo dos também indígenas Jaguaré e Tupi e no do América, continente original dos índios. Não tem adversário fácil (um foi vice capixaba, outro semifinalista mineiro). Para subir, é o preciso manter o espírito guerreiro.