Brasil de Flato, o blog

segunda-feira, agosto 06, 2007

Lições de economia com o professor Arnaldo Jabor

O ex-cineasta Arnaldo Jabor encerrou seu mais recente pronunciamento na rádio CBN (http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/comentarios/arnaldojabor.asp) lamentando o fato da economia brasileira estar "patinando no maior período de prosperidade global dos últimos 70 anos".
Quando se diz que "tal variável está em seu maior nível dos últimos X anos", fica subentendido que uma determinada variável é maior que em todos os períodos posteriores a X anos antes, e que não era maior do que há exatos X anos.
Analisemos em detalhe a colocação de Arnaldo Jabor. Quando ele diz que o mundo está em seu maior período de prosperidade dos últimos 70 anos (lembrando que 2007-70=1937), ele quis dizer que:
1. Em nenhum momento pós-1937 o mundo passou por uma fase de prosperidade maior que nos anos próximos a 2007.
2. Em 1937, o mundo estava em uma fase de prosperidade maior que a atual.
1. Discutível, pois as taxas de crescimento da economia global entre 1971-1973 eram próximas da atual.
Mas até aí tudo bem. De qualquer forma, se AJ tivesse dito "maior prosperidade dos últimos 30 anos", estaria indiscutivelmente correto.
2. Que eu saiba, em 1937 o mundo ainda estava se recuperando da Grande Depressão. Não sabia de prosperidade desse período. Não precisa ser expert em economia pra saber isso, nem ter uma tabela com números exatos. A Grande Depressão é um fato de notório conhecimento.
Errar é humano. Alguns erros são perdoáveis. Mas quem comete um erro desses mostra-se um grande leitor de orelha de livros.
No resto do discurso, AJ colocou-se entre os mais instruídos, ao dizer que o apoio ao Lula vem dos menos instruídos. Se uma pessoa dessas está entre os mais instruídos, é possível imaginar quem está entre os menos.