Brasil de Flato, o blog

terça-feira, março 07, 2006

Brasil de Flato recomenda - Filmes no cinema


Boa Noite e Boa Sorte (Good Night and Good Luck, EUA 2005)
Gênero: Drama
Duração: 93 minutos
Direção: George Clooney
Dedico uma notinha de destaque a este filme porque embora tenha tido repercussão maior que o próprio "Crash", o vencedor do Oscar, "Boa Noite e Boa Sorte" teve menos bilheteria que "Munique" e "O Segredo de Brokeback Mountain", mesmo sendo melhor que ambos (ainda que os dois também foram muito bons).
Em 1953, o âncora Edward Morrow decide promover uma campanha contra o senador Mcarthy, o famoso caçador de comunistas, após a acusação feita pelo senador de que um militar norte-americano seria comunista por ler um jornal sérvio. Então, o próprio âncora passa a ser perseguido por Mcarthy.
O filme é bom não apenas pelo seu lado técnico, como a fotografia em preto e branco e a trilha sonora, como também tem um ótimo roteiro. E o tema "liberdade de expressão e caça às bruxas" é bastante relevante nos dias atuais, com seus atos patriotas. E práticas como a de acusar Edward Morrow de ser comunista por ter sido elogiado por um escritor britânico comunista são muito semelhantes ao conteúdo dos textos de um famoso filósofo conterrâneo meu que atualmente escreve artigos em alguns jornais brasileiros.
Outro motivo que me levou a destacar o "Boa Noite e Boa Sorte" foi a discussão do tema liberdade de expressão em tópicos anteriores deste blog. "Boa Noite e Boa Sorte" deve ter saído de cartaz, mas acredito que não demorará muito para chegar em DVD. Imperdível.