Brasil de Flato, o blog

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Brasil de Flato recomenda - Filmes na TV


Meninas Malvadas (Mean Girls, EUA 2004)
Gênero: Comédia
Duração: 97 minutos
Direção: Mark Waters

Quem não observa atentamente este filme, pode pensar que é mais um filme adolescente norte-americano repleto de chavões e sem nada de novo a acrescentar. Mas quem está acostumado a ver esse tipo de filme e consegue captar as sutilezas percebe que Meninas Malvadas é um dos melhores filmes do gênero.
A começar pela analogia: o filme conta a história da adolescente Cady, interpretada pela boa atriz e atriz boa Lindsay Lohan, que vai para a escola pela primeira vez na vida aos dezesseis anos. Até esta idade, ela havia aprendido tudo com os pais, não porque eles eram religiosos fanáticos (o filme faz piadinha com isso), mas porque eles eram zoólogos em viagem a pesquisa pela África. Quando eles voltam aos Estados Unidos, a filha vai à escola pela primeira vez, e encontra uma verdadeira selva.
Lá, seus primeiros amigos são dois “perdedores”: uma gótica e um gay. Toma conhecimento das “poderosas”, que são três patricinhas insuportáveis, lideradas pela odiada e invejada Regina. Por ser bonita, Cady acaba sendo incorporada ao grupo das poderosas, e ao ser difamada por Regina, decide fingir manter a amizade, para junto com a amiga gótica, tentar destruir a reputação da líder poderosa.
Meninas Malvadas não poderia deixar de ser hilário, uma vez que foi escrito por Tina Fey, do engraçadíssimo programa Saturday Night Life. A roteirista ainda faz o papel de uma professora “cool”. O filme é repleto de piadas pastelão, como os vários atropelamentos de ônibus, e de caricaturas dos estereótipos adolescentes, como os nerds, os roqueiros, os gordos que comem muito na cantina, a japinha que tem um caso técnico de Educação Física e a mãe moderna que oferece um suco e uma camisinha ao ver sua filha dando. Os aspectos bobagentos não tiram o alto nível do filme, apenas acrescentam entretenimento a uma sátira bem feita tanto dos adolescentes atuais, quanto de filmes do gênero. E mesmo cheio de bobeiras e sarcasmos, ainda sobra espaço para lições de moral. De acordo com o fillme de Tina Fey, não é necessariamente verdadeira a história de que “meninas boas vão para o céu e meninas malvadas vão para onde querem”. Em muitas situações, as meninas malvadas vão para o inferno mesmo.
É possível ver muito bem em Meninas Malvadas como os estudantes de colegial competem para não apenas estar no topo, mas também para que seus círculos de amizades sejam formados apenas por pessoas do topo. Este filme não está tão distante da realidade de quem cursou o Ensino Médio recentemente em colégios particulares brasileiros, em que não existem babaquices como a rainha do baile da primavera, mas as formas de competição e segregação entre alunos são mais sutis, porém existentes.
Quando vai passar? Telecine Premiun 10/2 às 15h